Emissora Original: Rede Globo
Ano de Exibição: 1995 - 2018
Período de Exibição: 24 de abril de 1995 – presente
Nº de Capítulos: 5.772 (até 2 de março de 2018)
Nº de Temporadas: 26
Horário: 17:30 hs
Autor(es): Andréa Maltarolli, Emanuel Jacobina
Diretor(es): Roberto Talma, Roberto Vaz, Ricardo Waddington, Edson Spinello, Mario Marcio Bandarra, José Alvarenga Jr., Luiz Henrique Rios, Leonardo Nogueira
Apresentador(es): André Marques - (5ª temporada)
País de Origem: Brasil
Trama Principal: A série conta a história de relacionamentos conturbados entre adolescentes, na maioria das vezes no ensino médio. Namoro, amizade e falsidade são temas retratados em todas as temporadas do seriado.
Na maioria das temporadas, o romance dos protagonistas é atrapalhado pelas vilãs, que são apaixonadas pelos mocinhos. Além disso, também são abordados diversos outros temas jovens na série, como esportes, bulimia, gravidez na adolescência, tricotilomania, virgindade, drogas e sexualidade.
Paralelamente às tramas jovens, há também muitas tramas adultas, geralmente protagonizadas pelos pais dos protagonistas. Corrupção, erro médico, morte acidental, câncer de mama, divórcio e adultério são exemplos de temas adultos já abordados na série.
Formato: A série inaugurou um novo conceito dentro da teledramaturgia da Rede Globo com um formato semelhante às soap operas americanas, que têm como características a data de término em aberto e maior flexibilidade para mudanças nas narrativas paralelas e no perfil dos personagens. Em vez da carga dramática característica deste tipo de produção, a série tem uma abordagem leve e bem-humorada para as questões delicadas que pretendia discutir. Desde o início, Malhação apostou-se na troca de experiências entre atores veteranos e jovens talentos como uma marca registrada.
Até o fim da temporada de 2007, cada episódio se iniciava com a técnica cold open, precedido por uma retrospectiva dos capítulos anteriores, dando seguimento à narrativa que se segue. Essa técnica era uma marca de folhetim, utilizada desde a temporada de 1998, mas foi abolida a partir do início da temporada de 2008. Porém foi utilizada uma espécie de cold open no primeiro capítulo da temporada 2012.
Nos primeiros anos, a estrutura narrativa de Malhação funcionava a partir de uma divisão semanal. Uma trama começava na segunda-feira e era resolvida na sexta, apresentando um gancho para o tema da semana seguinte. Mais tarde, a ação passou a ser contínua até a conclusão da história no final da temporada. Esse esquema foi abandonado já no segundo ano, em favor de histórias mais prolongadas, sem desfecho imediato. Na quinta temporada, apenas, Malhação foi um programa interativo; mas o formato não deu certo e deu pouca audiência. Logo, o cenário da Academia Malhação voltou à série.
Depois de 17 anos, na vigésima temporada, a Globo decidiu voltar com as histórias semanais, mas agora sendo contadas durante duas semanas. Mas da vigésima primeira temporada em diante, o formato foi extinguido novamente.
A grande maioria das temporadas é uma continuação da outra, - exceto as temporadas de 2010, 2011,2016 e e de 2017, apesar de, ao longo de sua exibição, houve um fluxo de entrada e saídas de personagens. Os personagens que mais permaneceram na série foram Dona Vilma (Bia Montez) e o professor Afrânio (Charles Paraventi). Ambos participaram da 8ª à 14ª temporadas da série (de 2001 a 2007). O personagem adolescente que mais permaneceu na série foi Cabeção (Sérgio Hondjakoff). Ele participou da 7ª à 12ª temporadas, de 2000 a 2005.
A vigésima sexta temporada tem 17 protagonistas e a cada duas semanas é abordada a história de cada um deles,retomando um dos formatos apresentado em algumas temporadas anteriores.Juntamente a isto é a primeira temporada que é baseada em um texto estrangeiro,a soap opera canadense 30 vies de Fabienne Larouche, que foi indicada quatro vezes ao Emmy Internacional.
Elenco: A cada temporada há um diferente casal protagonista que ocupa o núcleo de toda a história. Esse casal deve enfrentar todas as artimanhas dos antagonistas, que na maioria das vezes vêm em pares ou trios. Como alguns alunos acabam o Ensino Médio, alteram-se também alguns atores, enquanto outros permanecem ocupando outros lugares na série. Tem sido comum nas últimas temporadas ter mais do que um casal protagonista, tendo até mesmo cinco protagonistas em uma só temporada. Os atores e personagens que mais estiveram presentes durante a série são André Marques, cujo personagem "Mocotó" esteve presente de 1995 a 2000, e voltou com uma rápida participação na temporada 2012, sendo considerado uma "marca registrada" da série, o Professor Pasqualete Nuno Leal Maia que esteve presente entre 1999 e 2000 e entre 2003 e 2005, fez uma participação na temporada 2006, ficando assim por cinco temporadas, Já Bia Montez, cuja personagem Dona Vilma esteve presente por sete temporadas entre 2001 e 2007 assim como o Professor Afrânio (Charles Paraventi).
Gerações:
Primeira geração - Iniciada na década de 1990 - Academia Malhação - 24 de abril de 1995 e 15 de outubro de 1999 - 05 Temporadas
Malhação de Verão - 4 de março a 5 de abril de 1996
Segunda geração - Colégio Múltipla Escolha - 18 de outubro de 1999 a 6 de novembro de 2009 - 12 Temporadas
Terceira geração - Primeira Opção - 9 de novembro de 2009 a 10 de agosto de 2012 - 03 Temporadas
Quarta Geração - Colégio Quadrante e na lanchonete Misturama - 13 de agosto de 2012 e 5 de julho de 2013 - 01 Temporada
Quinta Geração - Casarão do Grajaú e o Colégio Destaque - 8 de julho de 2013 a 11 de junho de 2014 - 01 Temporada
Sexta Geração - Academia de artes marciais do Gael e Escola de artes cênicas Ribalta - 14 de julho de 2014 a 14 de agosto de 2015 - 01 Temporada
Sétima Geração - Colégio Dom Fernão - Em 17 de agosto de 2015 - 02 Temporadas
Oitava Geração - Zonas leste e sul da cidade de São Paulo - 2017 - 01 Temporada
Nona Geração - Colégio Sapiência e na ONG Percurso - 07 março 2018
Fotos:
Vídeo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário