Ano de Exibição: Dez 1989
Nº de Episódios: 10
Horário: 20h50
Baseada: No romance homônimo de Jorge Amado
Escritor(es): Antônio Carlos Fontoura José Louzeiro
Marcos Lazzarini Wálter Lima Jr.
Diretor(es): Wálter Lima Jr.
País de Origem: Brasil
Emissora Original: Band
Sinopse: A história é ambientada em Salvador, durante os anos 30, e retrata as desventuras de um grupo de garotos abandonados que se autodenominam os “capitães da areia”. Na obra, as crianças não são retratadas simplesmente como vitimas, mas como malandras, espertas e até agressivas, apesar de sentirem falta de comida, abrigo e afeto.
Ao contrário de outros grupos, os Capitães da Areia são relativamente organizados: eles reúnem-se em um velho trapiche abandonado, infestado de ratos, seguem uma liderança e obedecem regras. Seu líder é o Pedro Bala, um rapaz audacioso de quinze anos, que tem cabelos loiros e uma grande cicatriz. Ele arquiteta planos de roubos e outros golpes com a ajuda de Professor, tido pelos outros como o “intelectual” da turma, que busca nos livros novas idéias de estratégias.
Há outros personagens marcantes que fazem parte do grupo. Gato é o mais bonito e mais vaidoso da turma; ele acaba se envolvendo amorosamente com a prostituta Dalva. Já Sem Pernas era um jovem manco, e que odiava a polícia, por conta de um trauma passado. Volta Seca jurava ser afilhado do notório Lampião, e tinha como maior sonho fazer parte de seu bando.
O sincretismo religioso tem um certo espaço na obra – como é comum nos livros de Jorge Amado – em duas figuras adultas que buscam ajudar, na medida do possível, os Capitães da Areia: o padre José Pedro, e a mãe de santo Dona Aninha.
Logo no início da trama, há dois momentos marcantes: quando um carrossel mambembe chega à cidade, os garotos de rua ganham uma oportunidade de, ainda que por alguns momentos, viver sua infância; no outro momento, uma epidemia de varíola varre Salvador e acaba matando um dos garotos.
Após algum tempo, surge uma menina para se unir ao grupo – que até então tinha apenas garotos –, que também perdeu a mãe para a varíola, chamada Dora. Apesar de uma aversão inicial, aos poucos Dora é incorporada ao grupo como uma espécie de mãe, despertando principalmente os sentimentos de Pedro Bala, com quem passa a viver um namorico.
Um dia, o grupo é pego durante um assalto, mas Pedro Bala arranja um jeito de apenas ele e Dora irem presos. Ela é enviada a um orfanato, enquanto Pedro Bala passa oito dias sendo torturado pela polícia. Finalmente, ele é solto por seus amigos; porém, quando os Capitães da Areia vão buscar Dora, a descobrem muito doente, e em poucos dias a menina morre.
A morte de Dora causa um impacto profundo no grupo, que aos poucos se desintegra. Ao final, descobrimos o destino de cada um dos Capitães da Areia: Gato torna-se o cafetão de Dalva; Sem Pernas suicida-se para evitar ser pego pela polícia, que tanto odeia; Professor torna-se pintor no Rio de Janeiro, retratando as crianças da Bahia; Volta Seca consegue tornar-se cangaceiro do grupo de Lampião; e Pedro Bala envolve-se com lutas sindicalistas e greves, tornando-se um líder comunista.
Elenco Principal:
Leandro de Souza - Pedro Bala
Paulo Hamilton - Professor
Rodrigo Pereira da Silva - Gato
André Gonçalves - Boa-Vida
Bruno Sobral - Sem-Pernas
Marcus Vinícius - Querido-de-Deus
Alethea Miranda - Dora
Jacyra Silva - Don´aninha
Geraldo Del Rey - Padre José Pedro
Alessandro Davi França (†)- Barandão
Pablo Sobral - Pirulito
Outros
Tamara Taxman - Dalva
Miriam Pires - Ester
Thaís Portinho - Laurinda
Isolda Cresta
Jackson de Souza
Renato Coutinho - Raimundo (pai de Pedro Bala)
Thelma Reston - prostituta
Flávio Santiago
Ivan Sérgio
Alex Sérgio
Jean Carlos Rodrigues - Dedinho
Roberto Pereira
Roberto Bomtempo
Clemente Viscaíno
Yolanda Cardoso
José Steimberg - padre
Aymara Limma - Glorinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário